Um blog para poder partilhar a minha paixão pela Geografia, pelas viagens, pelo conhecimento da nossa "bolinha azul" ( a Terra)...Que seca (para alguns) não é? Paciência! Se servir para alguém aprender mais qualquer coisa sobre o nosso mundo ou refrescar o conhecimento geográfico ( para evitar bacoradas do estilo "Portugal do Algarve ao Minho tem 600 km de altura") já fico feliz! Pelo menos no Trivial pode vir a dar jeito!LOL E quem sabe se haverá alguns extras pelo meio...Geografemos!

quinta-feira, outubro 19, 2006

20ª Baja Anta da Serra Portalegre



Realizou-se no passado fim-de-semana, no distrito de Portalegre, a 20ªBaja Anta da Serra Portalegre.Como se esperava, esta prova voltou a corresponder às expectativas quer pela participação de centenas de pilotos nos autos, motos, e Quads quer pela presença de milhares de espectadores ao longo do percurso, em especial nos pontos mais atractivos.



Para o Engº José Megre, grande impulsionador do desporto Todo o Terreno e responsável do Clube Aventura, a Baja de Portalegre tem todas as condições para continuar a ser uma grande prova. Sobre as infra-estruturas de apoio - Campo da Feira e Pavilhões do Nerpor, José Megre considera serem do melhor que existe no País, inclusive com condições para a assistência a carros e motos. Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal há 20 anos e entusiasta do TT considera que a Baja é a prova rainha de Todo-o-Terreno em Portugal.
Esta Baja, pela sua dimensão é uma prova que projecta Portalegre a nível internacional sendo sem dúvida um exemplo a seguir!Com trabalho tudo se faz, e há que apoiar ao máximo iniciativas desportivas ou/e de carácter cultural que tenham como objectivos não só agradar a quem as vê ou nelas participa mas sobretudo serem um factor de desenvolvimento local/regional. Esta Baja dá grande projecção a esta cidade e à Região.





Mas, fora o facto de ser um factor de desenvolvimento, a Baja de Portalegre virou, quanto a mim, tradição! Ao nível das touradas em Barrancos ( quanto a mim muito menos interessantes)!Todos os anos a Baja tem a maior afluência de todas as provas deste género em Portugal encontrando-se famílias e grandes grupos de pessoas ao longo do percurso! E o que fazem estas familias e grupos de pessoas ao longo do percurso, para além de assistirem à prova? Convivem,comem e BEBEM muito!Ao ponto de se encontrarem situaçãoes caricatas como a que a próxima foto(gentilmente cedida pelo futuro designer Bruno Mourato, Brunão para os amigos)ilustra...



Descrevendo a foto, para os mais desatentos: um grupo de pessoas com uma mesa, cadeiras e chapéus de Sol a comer e a beber junto a uma parte do percurso da Baja Portalegre, munidos ainda de um grelhador e, o melhor de tudo, um frigorifico cheio de minis ligado a um gerador!para quê levar uma geleira quando se pode levar o frigorifico! O que eu,o Brunão e o Gonçalo nos rimos à pala disto!eheh E como dizia o Brunão, "digam lá agora que os Alentejanos são parvos"!

Ultramar

Um exemplo recente de luta por Portugal é a Guerra do Ultramar...Desde já afirmo a minha discordância total em relação a esta Guerra que num pais democrático como aquele que conhecemos hoje nunca aconteceria...E aqui está um exemplo de que o nosso país, apesar de todas as dificuldades, tem evoluido positivamente ao longo os tempos!
Ultramar designou, primeiramente, durante o tempo das Cruzadas, a Terra Santa, por se situar do outro lado do mar Mediterrâneo. No período moderno, Ultramar serviu para designar as colónias europeias situadas fora do continente europeu - daí, por exemplo, chamar-se de Guerra do Ultramar à Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné e Moçambique.A expressão guerra colonial está tecnicamente errada já que os territórios ultramarinos portugueses tinham o estatuto de províncias e não de colónias.Estas foram as províncias portuguesas em África no período da Guerra Colonial:



Pela parte portuguesa, a guerra sustentava-se pelo princípio político da defesa daquilo que considerava território nacional, baseando-se ideologicamente num conceito de nação pluricontinental e multiracial. Pelo outro lado, os movimentos de libertação justificavam-se com base no princípio inalienável de auto-determinação e independência, num quadro internacional de apoio e incentivo à luta.
A Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, determinou o seu fim. Com a mudança do rumo político do país, o empenhamento militar das forças armadas portuguesas deixou de fazer sentido. Os novos dirigentes anunciavam a democratização do país e predispunham-se a aceitar as reivindicações de Independência das colónias.
Tal como não tenho problemas em afirmar o que é bom no nosso país, também não tenho problemas em manifestar o meu enorme desagrado não só pela Guerra quanto a mim sem sentido ( e que trouxe enormes custos ao cofres de Portugal, com as despesas com a Defesa Nacional a sofrer crescentes aumentos a partir de 1961, com o despoletar dos sucessivos conflitos em África)mas também pelo tratamento que os que combateram tiveram e têm tido no pós-guerra!Muitos morreram, outros ficaram inválidos e a maior parte ficou com traumas de Guerra e nunca teve o apoio necessário para os superar...Embora se tenha verificado alguma tentativa de compensação na última década penso que muito há ainda a fazer, mas pior, já não se pode recuperar o que não se fez atempadamente...
Contudo, e embora discorde da luta que se travou, há que reconhecer e ter orgulho daqueles que durante anos lutaram por uma causa que, apesar de perdida, dizia respeito a todos os portugueses!Muitos foram obrigados a ir, mas não deixaram de lutar por isso!No próximo video pretendo homenagear todos os combatentes ( em especial o meu pai que esteve em Angola e ainda hoje sofre com uma Guerra que foi travada ainda eu não tinha nascido), sendo a música do fundo, para mim, umas das mais belas músicas feitas em Portugal e que muito marcou a minha passagem por Coimbra e me faz recordar principalmente as serenatas..."Verdes anos", por um grande guitarrista e compositor português nascido em Coimbra,Carlos Paredes (“O homem dos mil dedos”),um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa.

Lutar pelo que é nosso! Vamos para a frente Portugal!

No post anterior demonstrei bem o quanto gosto de Portugal, sendo a beleza natural o que mais me encanta neste cantinho da Europa.Cantinho sim, mas é o nosso cantinho...E de pequeno só se for na mentalidade de algumas pessoas porque embora economicamente estejamos numa posição desconfortável, em termos de área ( já dizia Fernando Rebelo,antigo reitor da Universidade de Coimbra e ilustre Geógrafo)Portugal é um país europeu de média dimensão!Há que defender e lutar para melhorar o nosso país em todos os sentidos...Se nós, em família, cuidamos das nossas casas, porque não enquanto portugueses juntarmo-nos todos para cuidar do nosso país?Se a vossa casa está desarrumada não podem passar a vida a fugir de organizar...Se não há pão não ficam sempre à espera que vos comprem pois não?!Se vos falta a água em casa não vos é indiferente pois não?Então porque não pensar que podemos ajudar a cuidar da nossa localidade, do nosso país, do nosso Mundo? E este cuidar tem que ser abrangente, ou seja, não nos podemos limitar às aparências...é certo que é importante a questão das limpezas das ruas, dos jardins, de espaços como o Parque das Nações...Agora, o que nos adianta preocuparmo-nos em andar todos bonitos quando depois há gente com falta de emprego, pão para comer, uma casa onde viver...?Existem questões sociais muito graves no nosso país e não podemos deixar de as ter em conta...Mas Portugal não pode ir para a frente aos soluços, apostando muito numas coisas ( para eleitor ver de 4 em 4 anos...) mas deixando de lado outras fundamentais, criando-se e agravando-se assim problemas estruturais de base...Há que de uma vez por todas planear, ordenar, produzir e construir bases que nos levem a um desenvolvimento sustentável ( em termos económicos, sociais e ecológicos) , não pensando só em nós (curto prazo) mas também nos nossos filhos e netos (médio e longo prazo)...Mas meus amigos, é muito fácil criticar e depois fugir à primeira oportunidade, mas se não lutarmos pelo que é nosso então Portugal nunca andará para a frente...Não adianta andar a dizer que vamos para aqui, ou para ali, ou se fossemos espanhóis ou franceses...Somos Portugueses, e temos que ter orgulho nisso!Para ultrapassar as barreiras não adianta sair da pista ou andar para trás, mas ter força para olhar em frente!



Capacidades não nos faltam, há é que acreditar e apostar nelas!Com atitudes derrotistas não vamos a lado nenhum...E não pensem que a "galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" porque muitas vezes as coisas tão longe de ser assim!
Acreditem que podem mudar o mundo e talvez o consigam mudar!A união faz a força!Lutem por honrar a luta que outros travaram por nós!Tenham orgulho em ser PORTUGUESES!!

terça-feira, outubro 10, 2006

Orgulho em ser Alentejano!

Para além de ter orgulho em ser Português, também tenho muito orgulho em ser alentejano!



"Tudo é tranquilo e casto e sonhador...
Olhando esta paisagem que é uma tela de Deus
Eu penso então: Onde há pintor?
Onde há artista de saber profundo,
Que possa imaginar coisa mais bela,
Mais delicada e linda neste Mundo? "

Florbela Espanca

Dedico este post a todos os alentejanos e aos que gostam do Alentejo ( e já agora dos alentejanos!lol)! ;)

Amo-te Portugal

Apesar da situação económica que vivemos, e de não gostar de muitas coisas que os nossos"amigos" poiticos fazem no nosso país, uma coisa é certa...Portugal é lindíssimo! E cada vez mais sou apologista do "vá para fora cá dentro", porque muita gente gasta milhares de euros para ir visitar outros países ( muitas vezes tendo como grande motivação a questão social, ou seja, só para dizer que saiu do país) quando ainda não visitou algumas das perólas de Portugal! Este Verão tive o prazer de conhecer melhor o Minho ( particularmente o Gerês) e reforcei a minha convicção!Amo-te Portugal!



Espero que este video sirva para gostarem um pouco mais do nosso país ( não consigo compreender aqueles que dizem que gostavam de ser espanhóis!!), que vos ajude a relembrar locais visitado e a vos aproxime da beleza do nosso país...dedico este video a um amigo ( Pedro Pombo) que está longe( na Suiça) mas que sei que não esquece e que gosta muito de Portugal!

Países e capitais da Europa

Podem-se educar geograficamente a jogar! Não é fácil decorar as capitais de todos os países do mundo, mas pelo menos as dos países europeus convém! Nem que seja para jogar trivial!LOL Mas melhor que saber o nome dos paises e respectivas capitais, é aprender a localizar os mesmos!Experimentem, e digam-me se já sabem mais qualquer coisa ou nem por isso...;)Vamos educar-nos geograficamente!eheh

http://www.geografismos.com/alunosxgeogames.htm

domingo, outubro 01, 2006

Um adeus...um até breve...um até sempre!


Não sinto vontade em perceber,
Pois, sei que o momento já passou.
Não sinto vontade em compreender,
Não vejo que tudo já mudou.

Para sempre te vou cantar,
Porque te quero para mim,
Para sempre te vou chorar,
Porque te deixo assim...!

Não deixo de pensar no que virá,
Soltar a força que não tem fim.
Não deixo de pensar como será,
Não Ter a Cidade junto a mim...




Após cinco anos passados, recordo tudo com um sorriso emocionado...Cresci como homem, fiz amigos importantes, diverti-me imenso, tornei-me Geógrafo, Professor...e lá vi crescer um amor...Até sempre Universidade...Até sempre Mondego...Até sempre Jardim Botânico...Até sempre Rua do Brasil...Até sempre Dom Dinis...Até sempre Coimbra!!

A cidade onde me tornei Geógrafo...Ah, Coimbra, que saudade!!

Geografia é isto...e muito muito mais!

Para aqueles que não têm paciência para ler o post mais sério deste blog até ao momento, sobre a importância da Geografia e dos Geógrafos, o video abaixo consegue ilustrar de forma simples e explicita muitas temáticas consideradas relevantes por nós Geógrafos e que muito condicionam o nosso dia a dia! Este video foi feito a propósito do Dia Mundial da Terra (22 de Abril), mas não podia deixar de o divulgar antecipadamente!Geografia é isto, e muito muito mais...