Um blog para poder partilhar a minha paixão pela Geografia, pelas viagens, pelo conhecimento da nossa "bolinha azul" ( a Terra)...Que seca (para alguns) não é? Paciência! Se servir para alguém aprender mais qualquer coisa sobre o nosso mundo ou refrescar o conhecimento geográfico ( para evitar bacoradas do estilo "Portugal do Algarve ao Minho tem 600 km de altura") já fico feliz! Pelo menos no Trivial pode vir a dar jeito!LOL E quem sabe se haverá alguns extras pelo meio...Geografemos!

terça-feira, março 27, 2007

Os Grandes Portugueses - escândalo ou puro engano?

O passatempo os Grandes Portugueses,da RTP1, envolveu durante vários meses a atenção dos portugueses com vários debates, documentários, polémica e até algum humor! Terminou no domingo à noite com um resultado escandaloso, a vitória do Salazar! Mas será que podemos confiar nestes resultados...? Já escrevo sobre isso mais à frente. Para já nada melhor do que o humor crítico do Gato Fedorento para introduzir o tema.



Escrevendo agora mais a sério, o grande mérito deste programa foi o facto de ter despertado um maior interesse na História de Portugal relembrando várias personalidades que, na maioria, criaram e enriqueceram a história e a cultura portuguesa e até mundial! Apresento de seguida a lista do 100 ao 10º classificado.

Lista do 100º ao 50º



Lista do 49º ao 10º (muito mais resumida mas é o que se arranja)



Não concordo com a lista e, de certa forma, nem concordo com o passatempo mas, lá está, não deixa de ser na sua essência apenas e só um passatempo! Eleger um grande português é algo muito subjectivo porque cada um dos 100 primeiros classificados ( até muitos dos que nem chegaram aos 100) deixou uma marca muito própria, pessoal e singular e de destaque no nosso país e é isso que os tornam grandes portugueses. Contudo, não podemos deixar de ter em conta que todos tiveram o seu mérito consoante as épocas ( contextos históricos, geográficos, económicos e sociais) e a importância é muito subjectiva já que que cada um se destacou no seu campo de acção ( política e cultura, essencialmente) e o que importa é que em conjunto ajudaram a que Portugal, para o bem mas também num ou outro caso para o mal, seja a nação que é hoje, com uma história riquíssima e uma cultura única. Mas é do passatempo que estamos a falar e resta apresentar então a lista dos 10 primeiros classificados, pelo menos a divulgada em directo...:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0% ( voto de protesto estúpido e ríduculo que não deixa de demonstrar a ignorância histórica e cultural em que o nosso pais está envolvido porque, apesar de o país estar mal, estávamos bem pior com uma Ditadura nojenta em que o país era uma autêntica prisão de almas e pensamentos!)
2º Álvaro Cunhal - 19,1% ( Apesar de respeitar o senhor e a sua obra, não posso deixar de pensar que os camaradas gastaram uns trocos...)
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0% ( Este senhor salvou milhares de judeus durante a segunda guerra mundial passando-lhes vistos que permitiam a fuga, contrariando as ordens de Salazar mas deixando a sua honra intacta! Devido a isso Salazar castigou-o conduzindo o Aristides e a sua própria família à miséria. O mais rídiculo é que depois da Guerra Salazar gabou-se de ter ajudado os refugiados mas nunca mais aceitou o Aristides no corpo diplomático...Mais um exemplo da pessoa mesquinha que Salazar foi!)
4º D. Afonso Henriques - 12,4% ( o voto óbvio já que foi o pai de Portugal)
5º Luís de Camões - 4,0% ( o pai da nossa língua que tanto nos caracteriza)
6º D. João II - 3,0% ( Rei com um papel muito importante nos Descobrimentos)
7º Infante D. Henrique - 2,7% ( Recebeu o meu voto já que se este cantinho à beira mar plantado se destacou e ganhou um respeito enorme em todo o mundo ( respeito esse que nunca mais voltará, certamente, a alcançar) muito se deve ao Infante já que ele foi a grande figura do início dos Descobrimentos, tendo sido sem dúvida o grande condutor da expansão ultramarina!)
8º Fernando Pessoa - 2,4% ( Um génio da literatura portuguesa)
9º Marquês de Pombal - 1,7% ( Fez com que Lisboa se levantasse das cinzas originadas pelo Terramoto de 1755)
10º Vasco da Gama - 0,7% ( Descobriu o caminho marítimo para a Índia)

Nº total de votos válidos recebidos: 159.245 ( Será representativo? Claro que não!)

Temos que ter noção que para o apuramento dos 100 primeiros, até a fase em que só ficaram 10, as votações também se fizeram via internet, ou seja, houve certamente muito mais pessoas a votar. Mesmo assim acho que qualquer um podia ficar à frente do Salazar ( quer dizer, há um outro caso que não comento). Na classificação dos 10 primeiros, pelo que percebi, os votos pagavam-se já que foram feitos via telefone! Sendo assim muito mais facilmente puderam haver mobilizações políticas/extremistas!)

Contudo, logo que os resultados saíram um historiador afirmou que já fez estudos científicos bem mais rigorosos e que os que ficaram nos últimos lugares ( do4ºao 10º) são os que normalmente ficam nos primeiros já que eles sim são, sem dúvida, os grandes nomes de história e da cultura de Portugal! Para além disso o que a RTP não divulgou em directo ( só o fez no site) foi que também fez um estudo de opinião juntamente com a Eurosondagem no qual eu acredito bem mais já que apesar da amostra ter sido mais reduzida as pessoas inquiridas foram escolhidas aleatoriamente, ou seja, não houve mobilizações em grupo tendo então o estudo mais credibilidade, na minha opinião!

Os resultados deste estudo de opinião/sondagem são os seguintes:

1º D. Afonso Henriques 21,0%

2 ºLuís Vaz de Camões 15,2%

3 º Infante D. Henrique 11,2%


(É curioso porque seriam os meus 3 primeiros, embora o infante em 1º e o D. Afonso em 2º)

4 º D. João II 10,5%

5 ºFernando Pessoa 8,8 %

6 ºMarquês de Pombal 7,6 %

7 º António Salazar 6,6%

8º Álvaro Cunhal 6,3%

9º Aristides Sousa Mendes 5,9 %

10º Vasco da Gama 2,4 %

NS/NR 4,5%


Sendo assim, estou bem mais descansado do que fiquei quando vi o resultado apresentado em directo! E vocês não estão? Qual seria o grande português para vocês? E o 2º e 3º classificado?

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acima de tudo e primeiro, devemos fazer uma analise do programa. um programa mal estruturado, mal apresentado e nao questão das votações, falhou completamente, o que ja era previsivel.
o mais engraçado, é que até agora poucos falavam deste fraco programa, o certo é que quando salazar foi o vencedor, o país acordou, os críticos acordaram de um sono profundo. os sinos tocaram a rebate, as opiniões foram muitas, e eu continuo sem perceber tanto alarido. que credibilidade tem este programa??? isto é um referendo?? deixem-se de tretas e preocupem-se com os problemas reais deste país, que bem merece a pena. Por muito má que seja uma pessoa, também tem aspectos positivos. Meus amigos no tempo do salazar havia maternidades em muitos concelhos, havia saps em todos os concelhos, havia postos médicos em muitas aldeias, tal como postos da GNR, tal como postos de correios.. e agora????? este governo de extrema direita, mascarado com roupas socialistas, está a encarregar-se de fechar o interior... o acesso à saúde está cada vez pior, a insegurança aumenta brutalmente, o desemprego nem se fala... qual a solução??? a fuga para o litoral( é o que essas pessoas pretendem), para que possam fazer do interior uma reserva de indios, ou de espécies protegidas, ouuma grande barragem.... Não pretendo com isto defender salazar, porque não gosto dele, é apenas um grito de revolta para com este governo, mentiroso,prepotente e autocrático... Meus amigos para -me despedir espero que a subida nivel medio das aguas do mar se faça rapidamente, para que inunde o terreiro do paço e leve na inxurrada muitos neo-salazaristas que proliferam naqueles ministérios....... o interior vai resistir.....

27 março, 2007 19:16

 
Anonymous Anónimo said...

Pois eu espero que não inude o terreiro do paço porque sou lisboeta...
Bem continuando, em relação aos votos por telefone veio no 24 horas que varias pessoas se queixaram que não conseguiam votar, ou só conseguiam votar no salazar...mais lenha para a fogueira(resultados manipulados).
Já sabes que para mim seria:

1º Camões
2º Afonso
3º Infante

É claro que o meu voto é pouco imparcial uma vez que Camões é um poeta...lol e a Florbela Espanca deveria estar mais bem classificada, bem como a Amália, os pastorinhos e o Eusébio.

Qto ao ditador no comments about it...e o Cunhal teve a sua importância, mas também o Mário Soares e o Humberto Delgado tiveram e ficaram mais por baixo.

Por fim, acho que devias figurar nos grandes portugueses, visto que és muito melhor que muitos dos que estão na lista. E para o fascista ganhar, tu eras 1000 vezes melhor, mais giro, inteligente e divertido!

Rui rules!!! ;)

27 março, 2007 19:45

 
Anonymous Anónimo said...

Errata: Inude - Inunde
Mais bem - Melhor

LOL :P

27 março, 2007 19:50

 
Anonymous Anónimo said...

Ah e o BB dos grandes portugueses está muito fixe! lol

Não estava nada à espera que aparecesse o Marco, eheh.

Lá está, eles têm algumas cenas às quais não acho piada nenhuma, mas outras muito bem pensadas e com muita piada mesmo, como a do Marcelo Rebelo de Sousa e o seu movimento "Assim Não"!! lol

27 março, 2007 19:55

 
Blogger Rui_Moura said...

Luís ( Bragança para os amigos), comentário polémico, tal como o programa...Realmente tens razão quando dizes que o programa foi mal estruturado e que as votações falharam completamente! Quanto ao resto, isto tem a importância que tem, não deixa de ser um passatempo como eu referi. Mas entre comentar ou ver este programa ou, em vez disso. estarmos a ver uma novela, um jogo de futebol ou a bela e o mestre acho aprendemos bem mais a ver este programa. O destaque não vai para a eleição em si mas para o aspecto pedagógico e didáctico que o programa acabou por ter.E nesse aspecto destaco o facto de dar a conhecer algumas personalidades das quais muita gente nunca tinha ouvido falar, como é o caso de Aristides de Sousa Mendes que nem entra nos manuais escolares de história, e o facto de relembrar muitas personalidades que, por aquilo que fizeram de bom, merecem de facto ser relembradas!
De facto, isto não é um referendo, longe disso, mas também me custa a acreditar que na tv do estado tenha havido manipulação dos resultados com vista a eleger o Salazar...Mas mais valia ter sido isso! Luís, compreendo a tua revolta visto que também sou do interior (Portalegre) e não concordo com muitas das coisas que este governo está a fazer mas acho que embora houvessem algumas coisas que tu referiste no tempo do Salazar secalhar não havia muitas outras coisas que existem hoje em dia, como por exemplo, um dos nossos maiores direitos : a LIBERDADE! Se eu escrevesse um artigo como este num Jornal dá ápoca no dia seguinte estaria a ver o Sol aos quadradinhos! Votar em Salazar foi, sem dúvida, uma forma de protesto bastante estúpida! O concurso tem a importância que tem, mas não deixou de ser muito mediático e isso, só por si, é importante já que pode influenciar opiniões. Que vão pensar as crianças de hoje em dia ao ver um Ditador ser eleito o grande português? Será que vão continuar a olhar para a história do nosso país da mesma forma em que certamente olham nas aulas de história? Dúvido muito! Quanto ao inundar o terreiro do paço, não deixa de ser uma opinião bem mais extremista do que o tal governo desfarçado de socialista...Não concordo com muita coisa que o Governo tem feito, e não me importava de dar um belo pontapé no cu à Ministra de Educação (lol)mas do mal o menos : Viva a Liberdade!

27 março, 2007 20:23

 
Blogger Rui_Moura said...

Senhora Dra Vera Lúcia, mais giro e divertido que o Salazar acho que também não era díficil!LOL Mais inteligente já não sei porque ele de parvo não tinha nada! Já de sensibilidade ( principalmente para olhar para o povo com o mínimo de respeito e cuidado) deixava muito a desejar. Mas muito obrigado, tu também entrarias na minha lista de certeza absoluta;)Quanto ao BB dos grande portugueses, está grande moca! hehe Eles são muito bons no que fazem!

27 março, 2007 20:33

 
Blogger Rui_Moura said...

Ok, lá terá que ser então...ERRATA :

Desfarçado - Disfarçado
ápoca - época

LOL

É o que dá não ler as coisas antes de as publicar!
Mais alguma coisa, minha poeta disfarçada de professora de Língua Portuguesa?:)

27 março, 2007 20:38

 
Anonymous Anónimo said...

Mais nada Sr. Dr. Rui Moura, muito boa errata! lol

E na minha perspectiva o Salazar não era muito inteligente, porque ser inteligente também passa por saber utilizar a inteligência para fazer o bem e não o mal. E tenho dito!!

27 março, 2007 21:19

 
Anonymous Anónimo said...

O resultado era esperado, pois são personagens recentes da história, e representativas de movimentos políticos que se mobiliza muito. a única coisa que quer dizer é k os fascistas se mobilizaram mais ou tem mais dinheiro k os comunistas, sem contar que a maioria da população portuguesa cresceu sobre o regime de Salazar, logo sofreu o processo de lavagem cerebral recorrente nos regimes totalitários.
Uma sugestão para os amantes de regimes totalitários, se vocês queriam escolher alguém k fez algo por Portugal com um pulso de ferro deviam ter votado no Pombal, pois ele fez muito mais por Portugal do que reconstruir Lisboa esse sim fez tudo o k podia, enquanto o senhor de Santa Comba Dão poderia ter feito muito mais por Portugal do k o k fez, ele fez algo não há duvida, mas com o poder k tinha poderia fazer muito muito mais do k fez.
Eu votaria em Afonso Henriques, Infante Henrique e no D. João II, que foram os que mais fizeram para melhorar o país apesar de felizmente não serem os únicos, como é obvio o senhor Salazar não entra nesta categoria

29 março, 2007 16:25

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
A algo de ironico nesta votação, o que ficou em 2º lugar lutou contra o governo e tudo que representava o 1º clacificado, acho muito inquerente estarem os dois em primeiro lugar lol.

29 março, 2007 16:31

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
Ola, meu amigo Bragança, comprendo a tua irritação com o governo, mas acho que alguns serviços deviam ser fechado se não tiverem utente suficientes, mas acho k deviam ser fechado tambem numa prespectiva de criar uma rede de cidades e vilas no interior com os serviços concentrado formando uma rede "urbana" no interior atractiva, mas acho k infelizmente isso não esta a acontecer.
P.S. Os serviços que referiste que haviam no tempo de Salazar, só havia para as Capitais de Distrito e pouco mais. E que o estado social foi uma conquista do 25 de Abril. E não é só no interior que os enseramentos estão a acontecer, mas é onde têem mais impacto. Mas assim o deficite o determina.

29 março, 2007 17:04

 
Anonymous Anónimo said...

Caro Geógrafo Alexandre Santos

Antes de mais classificado é com dois ss e nao com ce não é inquerente mas sim incoerente. no que se refere ao meu artigo, é normal que penses assim, és da figueira da foz, que por acaso se situa no litoral. não és do interior profundo. o que vai ser dos meus avós, dos meus tios, dos meus primos, se têm um problema durante a noite?? vão para mirandela. sabes quantos quilometros sao?? 40 km, por estradas com muitas curvas...
acredita que se o licenciado em engenharia civil (já que a ordem não o reconhece como engenheiro) José Sócrates lesse este artigo arranjava-te emprego... no entanto se fores a uma entrevista ao interior não exprimas este ponto de vista.. se há sector que não pode olhar a critérios economicistas é o da saúde, mas pelos vistos para os litoralistas convictos isso não interessa, realmente anda-se a poupar dinheiro na saúde e depois em dois anos nomeiam-se mais de 2 mil assessores...quando falo não gosto de mentir, por isso informa-te e verás que tenho razao, havia postos medicos em muitas aldeias, em vila flor era hospital e como diz o meu pai faziam-se vários tipos de operações, havia GNR em Vilas Boas, em Bemposta, em Santulhão, entre muitos outros... já para não falar em CTT`s.. entristece-me saber que um geógrafo que teoricamente deve conhecer o nosso territorio e as suas limitações, termine dizendo: " assim o défice termina", sinceramente é melhor não dizer nada.. é melhor...

29 março, 2007 21:20

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
Ola Luis, estou a ver que ficas te chateado.
Mas ja agora não vejo o interesse em bater nos erros de um dislexico, é sem comentario. Estas a bater nos meus erros ortograficos quando devias bater nas minhas ideias, isso chama se golpe a politico.
Falas nas pessoas que de noite passem mal e têem de se deslocar 40 kilometros pois fecharam lhes os SAP, mas se essas pessoas tiveram um problema realmente grave os SAP não lhes vão resolver os problemas, e la terão eles de ir para os hospitais centrais.
Eu não sei se leste bem o que escrevi, mas caso não tenhas lido eu repito, eu não defendo os encerramentos segos, mas sim os que têem pouco utentes e que não justifiques estarem abertos, pois quando eles abriram a população nesses locais/concelhos do interior deveria ser superior a que é hoje. E como qualquer "bom planeador" o estado tem de adaptar a sua rede de serviços a evolução populacional, por isso tem de encerrar abrir e adaptar os seus serviços. Já agora eu não acho que o estado português seja um bom planeador, pois, ele em vez de fazer um encerramento matematico que é o que ele parece estar a fazer, ele devia conjugar o encerramento com a criação de uma rede de cidades e vilas atractivas no interior.
Ja agora se não reparaste muitos dos encerramentos na saude e no ministerio do interior estão a ocorrer no litoral e não no interior apesar de como é obvio ter um maior impacto para as populações do interior. Mas mesmo assim quando alguem da Figueira da Foz tem de ir ter um filho não deixa de ter de andar 40 e pouco quilometros ate Coimbra, pois apesar de haver uma autoestarda figueira da foz/coimbra ela não ajuda as populações do norte e sul do coneclho que demoram entre 40 a 50 minutos ate ao hospital, sem contar que em situações muito graves as pessoas têem de se deslocar a Coimbra pois as Urgencias da Figuiera não têem todas as valencias.
Como vez as consequencias dos encerramentos não estão a cair só sobre o interior mas também sobre o litoral.
Quanto a historia de na altura do Salazar haver mais hospitais e outros serviços, ades reparar para os valores populacionais dos concelhos do interior na decada de 60 e ades ver que muitos desses concelhos na decafa de 60 tinha quase o dobro da população que tem hoje. Como geografo deves saber que no interior o povoamento é feito de forma comcentrado enquanto no litoral é feito de forma dispersa logo é obvio que muitas localiades do interior tenham tido esses serviços que referiste o que te enganou. Pois se leres um pouco de historia ou tenhas assistido aos docomentarios que têem passado no canal 1 sobre a sociedaee portuguesa denotaras que o estado social foi uma conquista do pós 25 de Abril, que as crianças começaram todas a nascer nos hospitais no pós 25 de abril, foi a partir dessa altura que se fizeram muitas das campanhas de vacinação para toda a população, em que a saude estava acessivel a todos, por exemplo no norte da figeira da foz para 7 freguesias havia só dois centros de saude.
Estas a fazer desta discução algo de pessoal o que não é verdadeiramemte necessidade, e estas a ficar sego com o odio que tens pelas politicas do governo Socrate.
Ja agora a unica coisa boa do deficite é que esta a obrigar o estado a racionalizar os seus serviços, como é obvio nimguem gosta de perder serviços que tinha anteriormente por isso toda esta revolta populacional. Ja agora outra informação, em 2006 os CTT tiveram lucros e pela primeira vez poderam repartir os lucros pelo seu acionista, estado, e isso foi conseguido graças a que pergunto eu. Fica em aberto para quem quiser responder

29 março, 2007 22:37

 
Anonymous Anónimo said...

Olá Alex!

Eu também acho que o Marquês de Pombal foi alguém muito avançado para o tempo dele, tanto que fez uma construção anti-sismica que actualmente nós destruímos,e com todos os conhecimentos de que dispomos é irónico que mais dia menos dia ocorra uma tragédia na baixa lisboeta, com todas as implicações que isso terá a nível nacional, inclusive económico, mas ninguém se preocupa, porque o português é assim...

Em relação aos cortes a todos os níveis que estão a ser feitos pelo governo, é óbvio que são difíceis de engolir, principalmente quando cortam em duas das mais básicas necessidades de qualquer país - a saúde e a educação.

Estão a querer livrar-se dos velhotes, porque são eles que mais vão sofrer com o encerramento dos centros de saúde, e os hospitais que já estão sempre a abarrotar ainda vão ficar bem piores! No entanto isto não é uma questão de interior ou litoral, mas sim nacional.

Acho que os piores ministros deste governo são mesmo o da saúde e a bimba da ministra da educação, ela consegue ser bem pior que a Manuela Ferreira Leite, nisso acho que toda a gente está de acordo, essa é que é essa...

Em relação ao resto, "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!!"

Jinhos

29 março, 2007 23:41

 
Anonymous Anónimo said...

antes de mais dar os parabéns à ver apelo coment dela... quanto ao geógrafo alexandre santos não vale a pena estar a explicar mais porque quem olha do litoral para o interior é diferente de quem vive lá... sabias que a minha aldeia tem 150 habitantes e cerca de 100 tem mais de cem habitantes?? é a aldeia que tem um maior indice de envelhecimento do concelho de vila flor e da terra quente transmontana... o que vai ser deles em caso de precisarem de um apoio médico?? como idosos que são muitos deles não têm carta, já viste o que vai ser deslocar-se a mirandela de noite... ja que falaste nas maternidades eu sei que fecharam algumas no litoral(tambem mal seria que só fechassem no interior)... sabes a quantos kms fica Freixo de Espada à Cinta de Bragança?? 140km.... 140km... sabes quantos destes kms são feitos por via rápida??? 40km... agora imagina o que é uma parturiante começar a ter contrações em Freixo e ir até Bragança, que são 2 horas de viagem... não é muito... acho que se vai voltar ao antigamente e ter os filhos em casa... assim vai o nosso país... ah e já agora deixo o repto aos velhinhos deste país: Façam-me um favor naõ adoeçam, porque senão pode ser a ultima vez que o fazem...

30 março, 2007 17:24

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
LOL
O Luis, parece que não sabes ler, não sei se reparas te, mas eu não sou a favor do encerramento cego mas sim d eum encerramento que leve a centralização dos serviços nas ciades e algumas das vilas do interior que promova a criação de uma rede "urbana" no Interior que promova atrcção populacional.
Achas que eu sou a favor de que as parturientes de Freixo de Espada a Cinta tenhão de ir a Bragança ter os eus filhos,mas o esatdo podia manter os serviços em Mirandela ou Macedo de Cavleiros é essa a minha opinião.
Quanto aos idosos que passem mal durante a noite eles podem recorrer a cruz vermelha ou ao inem para se deslocarem ao hospital, mas podes dizer que isso custa dinheiro, mas não se eles forrem socios da Cruz Vermelha e pagarem uma cota simbolica são trans poratdos a borla pela cruz vermelha.
Luis a tua raiva por este governo esta te a segar e so estas a ler as coias do angulo que mais te comvem, isso não é nada bom

31 março, 2007 14:33

 
Anonymous Anónimo said...

caro geógrafo alexandre santos, não sei estás a par dos despachos do Tribunal de Contas sobre a maneira como este e outros governso gerem o dinheiro, e a conclusão é que este governo vê um cartão vermelho directo pela gestão ruinosa que tem feito, principalmente ao nível de nomeações... quanto à cruz vermelha nós transmontanos da terra quente infelizmente não dispomos desse serviço, ja viste... mais um que não temos.. porque será??? haverá portugueses de 2ª e de 1ª parece-me que sim... primeiro foi o comboio, agora a saúde, enfim salve-se quem puder.. e atenção porque só tenho falado da sáude, porque outros ministérios há que tem sido uma vergona... ainda hoje Medina Carreira em entrevista á antena 1 se referiu que esta ministra tem sido desastrosa... quanto à rede urbana eu concordo ctg e nos proprios manuais de geografia urbana faz-se referencia a isso, mas todos sabemos que isso é actualmente impossivel... como reages ao facto de no futuro haver profs de história a dar geografia até ao 12º ano.... deves axar bem.... eu nao

31 março, 2007 14:53

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
Ola Luis
Confundiste me como um apoiante ferranho do governo Socrates , o que não sou. Apoio algumas medidas, não todas, e no estado em que se encontra o país, o governo tem de tomar medidas dolurosas, que deixam muitas pessoas descontentes, principalmente os das reestruturações dos serviços.
Quanto ao tribunal de contas, já não é de hoje que ele detecta irregularidades nos diversos governos, autarquias e restantes entidades sobre a alçada estatal. Tem é de se reforçar o seu poder fiscalizador e punitivo para ver se se reduz as irrugularidades e a sua trasparencia, pois neste relatorio falat muita informação para se ter uma ideia clara de qual foi o valor gasto indevidademente.
Se não tem cruz vermelha devem ter as ambulancias dos bombeiros que é exctamente o mesmo processo da cruz vermelha.
Quanto ao facto dos professores de historia virem a poder dar IDES no 12º ano ou geografia no Secundario como é obvio estou contrar, pois não têem conhecimentos cientificos para darem uma boa aula de geografia, limitar se iam a ler o livro de geografia e as informações que vêem nos livros para os professores dados pelas editoras.
Tens razão pode não haver condiçoes para a criação de uma rede "urbana" nalguns distritos do Interior, mas para isso é que serve a pressão dos concelhos e dos agentes desses espaços. Se os concelhos do interior se juntassem e apresentassem um trabalho cientifico serio, e deixassem de lado as politiquisses locais e tivessem um olhar global em vez de um concelhio, sobre a criação de uma rede de serviços no interior tendo em vista a criação de uma rede de vilas e cidades com grande centralidade. Perante um trabalho dessa envergadura e com tantos municipios por tras dificilmente o governo poderia simplesmente olhar para o lado.

31 março, 2007 15:27

 
Anonymous Anónimo said...

geógrafo alexandre santos, isto não passam de teorias de técnicos que não conhecem o terreno... eu próprio tive reunido várias vezes com um vice-presidente e técnicos supreiores de uma autarquia e passavamos tardes a discutir o que fazere sinceramente quem lá está sabe que é muito dificil, pegar num concelho como vila flor e dizer: vamos por vila flor a crescer, que medidas devemos tomar??? e depois xega-se ao vazio, sem emprego não há fixação, e como se emprega?? os serviços publicos tem vindo a fechar,as industrias não olham para o distrito de bragança com olhos de ver, o que muito se deve ÀS acessibilidades, a ponte quintanilha era para estar pronta em 98, ja vamos em 2007 e as obras arrancaram há pouco... ainda assim vila flor não se pode queixar muito pois possui duas empresas de referencia a nivel nacional: a frize e a Sousacamp( empresa que detém 80% da produção nacional de cogumelos),,, quanto aos bombeiros deixo-lhes uma sugestão: comprem ambulancias porque se são a salvaçao das pessoas bem podem vir ambulancias... enfim bem prega frei tomás..... falar bem se fala, ora quem por la vive, quem por la está e quem ama aquelas terras é que sabe o quão revoltante é...

31 março, 2007 15:41

 
Anonymous Anónimo said...

Alexandre
Ola Luis.
Mas era disso que eu estava a falar, não se pode ter uma estrategia concelho a concelho assim não se vai la, so com uma cooperação inter conecelhia e ate com as regiões espanholas vizinhas e que se consegue criar um bom grupo de pressão para fazer andar para a frente as grandes obras publicas.
Não tenhas ilusões, mesmo que se fação todas as ligações e equipamentos ao interior, muitos concelhos continuaram a perder população, não so pelo processo natural resultante do elevado indice de envelhecimento taxa de mortalidade e baixa natalidade, mas tambem pela migração para as principais cidades e vilas do interior.
Mas algo de mal se passa no douro pois a região tem muitas potencialidades turisticas e o crescimento no turismo tem sido grande, mas bastante longe do que tem capciades para ter. Na minha singela opinião é a falat de cooperação entre todos os agentes locais e do turismo, desde concelhos associação de concelhos agentes turisticos, associações de turismo etc.

31 março, 2007 16:13

 
Anonymous Anónimo said...

geógrafo alexandre santos isso de que o turismo é a salvação de tudo ja la vai, de que adianta o turismo no douro se quem mais factura são os grupos económicos, entre as quais a DouroAzul do meu conhecido Mario Ferreira.. claro que gera alguns empregos, o que é bom, e que também captam riqueza e conseguem escoar produtos, mas aqui também se nota muita sazonalidade oq que inviabiliza que um simples particular consiga viver do turismo..está provado que não... sabes como o interior tinha crescido?? se tivesse vingado a regionalização

31 março, 2007 16:33

 
Anonymous Anónimo said...

Bonjorno, www.geografices.blogspot.com!
[url=http://cialisuper.pun.pl/ ]Comprare cialis generico[/url] [url=http://viagragent.pun.pl/ ]Comprare viagra in Italia[/url] [url=http://cialishols.pun.pl/ ]Acquistare cialis [/url] [url=http://viagratetb.pun.pl/ ]Vendita viagra [/url] [url=http://cialisiall.pun.pl/ ]Acquisto cialis online[/url] [url=http://viagraradj.pun.pl/ ]Vendita viagra online[/url]

23 novembro, 2009 03:29

 
Anonymous Anónimo said...

free personal dating ads [url=http://loveepicentre.com/]singles pictures[/url] tl dating http://loveepicentre.com/ dating millionaires

27 fevereiro, 2010 10:46

 
Anonymous Anónimo said...

http://rxonline.in/relafen/relafen-used-for
[url=http://rxonline.in/retin/retin-a-treatments]pharmacy tech schools az[/url] how to report drug abuse in ohio [url=http://rxonline.in/zithromax/zithromax-tri-pack]zithromax tri pack[/url]
state of utah health care directive act http://rxonline.in/reglan
[url=http://rxonline.in/procardia]providing affordable drugs[/url] drugs used in colonoscopy endoscopy relaxation [url=http://rxonline.in/prostatitis/valium-for-prostatitis]valium for prostatitis[/url]
how drugs effect lives http://rxonline.in/lotensin/lotensin-cough
[url=http://rxonline.in/zithromax/zithromax-tri-pack]pharmacy games[/url] cialis ace inhibitor [url=http://rxonline.in/hydroxyzine]hydroxyzine[/url] martina hingis drugs [url=http://rxonline.in/relafen/does-relafen-fuk-u-up]does relafen fuk u up[/url]

30 março, 2010 12:21

 
Anonymous Anónimo said...

http://healthboard.in/diamox/diamox-for-pain
[url=http://healthboard.in/diamox/prescribing-diamox-for-altitude-sickness]drugs to treat mieneres[/url] in store pharmacy prescription prices in erie pa [url=http://healthboard.in/budesonide/budesonide-uses-and-side-effects]budesonide uses and side effects[/url]
health energy drinks http://healthboard.in/cabergoline/butenafine-hydrochloride-cream
[url=http://healthboard.in/cabergoline/bromocriptine-vs-cabergoline-infertility]planes prefered by drug smugglers[/url] what can make drug test false positive [url=http://healthboard.in/diamox/prescribing-diamox-for-altitude-sickness]prescribing diamox for altitude sickness[/url]
hospital pharmacy books http://healthboard.in/cordarone/cordarone
[url=http://healthboard.in/clonidine/ritalin-and-clonidine]free pda pharmacy software[/url] cialis levitra sale viagra [url=http://healthboard.in/clomipramine]clomipramine[/url] snow cone drugs [url=http://healthboard.in/diamox/does-diamox-leave-a-bad-taste-in-your-mouth]does diamox leave a bad taste in your mouth[/url]

15 abril, 2010 03:47

 
Anonymous Anónimo said...

cheap travel agents http://greatadventures.in/map/map-of-china-cities cheap travel vacations
[url=http://greatadventures.in/expedia/expedia-elite-plus]travel underwriters[/url] wichita sport boat and travel show [url=http://greatadventures.in/tourist/what-an-italian-thinks-tourist-should-wear-in-europe]what an italian thinks tourist should wear in europe[/url]
award travel trailer blogs http://greatadventures.in/airline/greensboro-airline
[url=http://greatadventures.in/vacation-packages/douglas-vacation-package]cook travel agency[/url] cheap air travel fare [url=http://greatadventures.in/tour/group-coach-tour-specialists]group coach tour specialists[/url]
family travel and free things to do http://greatadventures.in/airport/bradley-airport-shuttle international travel group ltd [url=http://greatadventures.in/disneyland/best-route-nv-to-disneyland-driving-mountains]best route nv to disneyland driving mountains[/url]

24 abril, 2010 01:04

 
Anonymous Anónimo said...

capricorn travel agency washington dc http://xwa.in/hotel/empress-hotel-victoria-high-tea delta airlines pet travel
[url=http://xwa.in/tourist/the-use-of-technology-in-tourist-attractions]how fast does aircraft carrier travel[/url] cheap travel packages from canada [url=http://xwa.in/car-rental/car-rental-pittsburgh-pa]car rental pittsburgh pa[/url]
doctor air travel permission oxygen http://xwa.in/tourism/major-tourism-attractions-of-ivory-coast
[url=http://xwa.in/inn/goodnite-inn-corp]what is the busiest travel day of the year[/url] berman travel wins global travel award for 3rd consecutive year [url=http://xwa.in/lufthansa/pictures-of-a-embraer-jet]pictures of a embraer jet[/url]
travel agent asheville nc http://xwa.in/hotel/hotel-dominic-tagaytay-city best creditcard plan for caribbean travel [url=http://xwa.in/inn/lucerne-inn-ghost]lucerne inn ghost[/url]

21 maio, 2010 07:26

 
Anonymous Anónimo said...

china buy direct clothes http://www.thefashionhouse.us/dark-green-men-color49.html cross country shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/d-amp-g-fitted-pullover-for-men-grey-item2529.html]lightning bolt clothes thrown off why[/url] asics shoes
http://www.thefashionhouse.us/sweaters-on-sale-category24.html discount designer shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/s-tracksuits-size10.html]baby girl christmas clothes[/url]

27 maio, 2010 00:36

 
Anonymous Anónimo said...

hormone that increases blood glucose [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-acidite.htm]anti acidite[/url] united health insurance quote http://usadrugstoretoday.com/products/lanoxin.htm
convert heart [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/hypnotherapie.htm]hypnotherapie[/url] online drug game [url=http://usadrugstoretoday.com/products/lithium-carbonate.htm ]marijuana and links to bipolar disorder [/url] hillary swanks breast
ricki lake and breast cancer [url=http://usadrugstoretoday.com/products/desyrel.htm]desyrel[/url] texas man shoot robber http://usadrugstoretoday.com/products/viagra-soft-flavoured.htm
mental health nurse [url=http://usadrugstoretoday.com/products/toprol-xl.htm]toprol xl[/url] drug court judge lipton [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cozaar.htm ]prescription drugs urine testing [/url] britney toxic diet

27 maio, 2010 09:24

 
Anonymous Anónimo said...

belks womens shoes http://www.thefashionhouse.us/roberto-cavalli-top-for-women-decorated-with--item554.html clothes tag machine [url=http://www.thefashionhouse.us/takeshy-kurosawa-printed-quot-eight-and--item2552.html]calvin klein nappa leather tote[/url] vintage clothes
http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=1715 dyable shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/-sport-bags-men-category79.html]who invented the clothes dryer[/url]

30 maio, 2010 02:24

 
Anonymous Anónimo said...

arabic fashion http://www.thefashionhouse.us/blue-turquoise-casual-color79.html boston fashion photographer [url=http://www.thefashionhouse.us/pink-color10.html]bob carlisle christmas shoes[/url] lauren conrad thong pics
http://www.thefashionhouse.us/richmond-jeans-cut-summer-pants-for-women-white-item1872.html risque fashionerotic lingerie [url=http://www.thefashionhouse.us/standard-on-sale-size21.html]manchester poly fashion dept victor herbert[/url]

04 junho, 2010 20:13

 
Anonymous Anónimo said...

halloween bingo for kids printable http://lwv.in/casino-playing-cards/lenormand-cards-by-playing-cards-sample-reading flash casinos online
[url=http://lwv.in/poker-online/paulson-brand-poker-chips]counting cards online blackjack[/url] mexican playing cards [url=http://lwv.in/jackpot/jersey-cash-5-highest-jackpot-ever]jersey cash 5 highest jackpot ever[/url]
minnesota gambling percentage indian casino http://lwv.in/online-casinos/texas-loses-to-casinos
[url=http://lwv.in/poker-online/stip-poker-survey]lottery wednesday uk results[/url] free software keno online gambling [url=http://lwv.in/betting/sports-book-betting-lines]sports book betting lines[/url]
team roping in colorado jackpot http://lwv.in/bingo/online-bingo-site usa greencard lottery [url=http://lwv.in/keno/keno-play-rule-casino-gaming]keno play rule casino gaming[/url]

11 junho, 2010 22:18

 

Enviar um comentário

<< Home