20ª Baja Anta da Serra Portalegre

Realizou-se no passado fim-de-semana, no distrito de Portalegre, a 20ªBaja Anta da Serra Portalegre.Como se esperava, esta prova voltou a corresponder às expectativas quer pela participação de centenas de pilotos nos autos, motos, e Quads quer pela presença de milhares de espectadores ao longo do percurso, em especial nos pontos mais atractivos.

Para o Engº José Megre, grande impulsionador do desporto Todo o Terreno e responsável do Clube Aventura, a Baja de Portalegre tem todas as condições para continuar a ser uma grande prova. Sobre as infra-estruturas de apoio - Campo da Feira e Pavilhões do Nerpor, José Megre considera serem do melhor que existe no País, inclusive com condições para a assistência a carros e motos. Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal há 20 anos e entusiasta do TT considera que a Baja é a prova rainha de Todo-o-Terreno em Portugal.
Esta Baja, pela sua dimensão é uma prova que projecta Portalegre a nível internacional sendo sem dúvida um exemplo a seguir!Com trabalho tudo se faz, e há que apoiar ao máximo iniciativas desportivas ou/e de carácter cultural que tenham como objectivos não só agradar a quem as vê ou nelas participa mas sobretudo serem um factor de desenvolvimento local/regional. Esta Baja dá grande projecção a esta cidade e à Região.

Mas, fora o facto de ser um factor de desenvolvimento, a Baja de Portalegre virou, quanto a mim, tradição! Ao nível das touradas em Barrancos ( quanto a mim muito menos interessantes)!Todos os anos a Baja tem a maior afluência de todas as provas deste género em Portugal encontrando-se famílias e grandes grupos de pessoas ao longo do percurso! E o que fazem estas familias e grupos de pessoas ao longo do percurso, para além de assistirem à prova? Convivem,comem e BEBEM muito!Ao ponto de se encontrarem situaçãoes caricatas como a que a próxima foto(gentilmente cedida pelo futuro designer Bruno Mourato, Brunão para os amigos)ilustra...

Descrevendo a foto, para os mais desatentos: um grupo de pessoas com uma mesa, cadeiras e chapéus de Sol a comer e a beber junto a uma parte do percurso da Baja Portalegre, munidos ainda de um grelhador e, o melhor de tudo, um frigorifico cheio de minis ligado a um gerador!para quê levar uma geleira quando se pode levar o frigorifico! O que eu,o Brunão e o Gonçalo nos rimos à pala disto!eheh E como dizia o Brunão, "digam lá agora que os Alentejanos são parvos"!